Economia circular: uma aposta consciente!

Na Placanobre estamos atentos às necessidades do cliente, mas também da sociedade e do planeta. Estamos inseridos numa fileira – da Madeira – que nos faz olhar de uma forma atenta para a urgência e necessidade de protegermos os recursos naturais para que possamos usufruir dos seus benefícios sem colocar em causa o futuro de todos.

Caminhar na direção de um mundo mais sustentável, alavancado num tecido empresarial responsável e consciente é um dos princípios que norteia a atividade da Placanobre. Para tal, estabelecemos estratégias e implementamos medidas que nos permitem contribuir para alcançarmos este objetivo comum.

Reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar. Estes são alguns dos pontos chave para garantirmos uma Economia Circular, substituindo uma Economia Linear, completamente obsoleta, onda os resíduos acabam no lixo, desperdiçando todo o seu potencial de valorização. Acreditamos que é também responsabilidade das empresas, através desta circularidade, criar um fluxo contínuo e integrado que se constitua como um elemento-chave para desassociar o crescimento económico, também ele necessário, do aumento do consumo de recursos, em especial da sua exploração irresponsável.

É fundamental, que à escala de cada negócio sejam implementadas boas práticas que permitam reduzir o impacto da nossa ação – quer individual, quer coletiva – no ambiente. Por isso, na Placanobre apostamos em materiais 100% reutilizáveis, reutilizamos paletes e barrotes, reciclamos as fitas das embalagens, bem como o cartão que já não necessitamos. Damos, ainda, uma nova utilização aos restos dos aglomerados e derivados de madeiras empregues no fabrico dos produtos e fazemos filtragem de água. Os empilhadores são já movidos a energia elétrica e a substituição da iluminação, apostando em lâmpadas led, é já uma realidade. São apenas alguns exemplos de um esforço que acreditamos não ser em vão. São pequenos gestos que fazem parte da base de um esforço para uma estratégia de sustentabilidade ambiental da empresa cada mais sustentada e pensada a médio/longo prazo.

Acreditamos na importância de evoluirmos enquanto sociedade e, por isso, nos nossos objetivos futuros está a aposta em veículos que permitam uma mobilidade sustentável e na implementação de painéis fotovoltaicos. Este processo é dinâmico e exigente, mas acreditamos que tem e traz muito valor. Os nossos produtos são também um reflexo disso. Apostamos em soluções ecológicas, resistentes e duradouras. Queremos crescer, mas de forma sustentável a todos os níveis: económica, social e ambientalmente. Queremos continuar a derrubar barreiras. Todos os projetos são únicos e a escolha dos materiais mais adequados permite uma gestão mais sustentável do mesmo. Por isso, a Placanobre aposta também no aconselhamento para que se adotem as melhores soluções em cada empreitada.

A preocupação constante com o ambiente e com a exploração sustentável são dois dos grandes desafios do setor da madeira. Não podemos fechar olhos à problemática das alterações climáticas, dos incêndios, das chuvas intensas ou do gelo. Fenómenos que afetam diretamente toda a nossa atividade. Por isso, a nossa responsabilidade torna-se, ainda, mais acrescida. Queremos fazer parte da mudança, contribuindo para alcançar os tão aclamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas da Agenda 2030. Ideia reforçada pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável que defende que “para a concretização da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperativo que as empresas integrem estas metas nas suas tomadas de decisão e que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo”.

Lançamos, ainda, o desafio para que conheça melhor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que contribuirão para um futuro global mais promissor.

1. Erradicar a Pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.

2. Erradicar a Fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.

6. Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

7. Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

8. Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

11. Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

13. Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

14. Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Proteger, Restaurar e Promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcional o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

17. Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email